A Verdade por Trás do Fenômeno Total Jeans

Advertisements

Tudo começa na Itália quando a Suprema Corte Italiana supera a decisão de uma corte menor em um caso de estupro. Quando uma jovem de 18 anos foi abusada sexualmente por seu instrutor de direção de 45 anos, a corte alegou que por ela estar usando um jeans muito apertado seria impossível o agressor te-lo tirado sozinho sem qualquer ajuda dela, o que caracterizava para Suprema Corte uma relação consensual.

O caso casou furor ao redor do mundo, mulheres membros do Parlamento Italiano protestaram usando jeans como um sinal de solidariedade. O fato mobilizou pessoas do mundo inteiro na luta contra um inimigo em comum o estupro.

O primeiro Denim Day “Dia do Jeans” inspirado pelos legisladores italianos foi em Los Angeles um movimento de paz e não violência. Pessoas usando as palavras ao invés da violência e o fenômeno do jeans se estabelece como uma voz pioneira para solucionar casos como estupro.

Advertisements

Vítimas de estupro são muitas vezes culpadas de facilitar seus agressores ou por estarem alcoolizadas ou até mesmo por estarem usando um vestido curto e também por não revidarem o ataque e então cria-se uma situação infundada para as vítimas.

slider-2via backstagetales

É muito importante ressaltar que o primeiro movimento jeans foi apoiado pela GUESS, mas a medida que o movimento criou forma aumentou o número de apoiadores.

double-denim-triple-denim-on-denim-guessdestaqueSource image

As pessoas tem se conscientizado que este movimento está tentando conter a cultura do estupro que tem continuamente permitido que as vítimas vivam estigmatizadas em todo o mundo.

Advertisements

O movimento jeans serve como um transformador de perspectiva quando ele dá esperança as vítimas dando-lhes uma voz para falarem e serem ouvidas. Há a necessidade de criar um ambiente onde essas sobreviventes sintam-se amadas e não julgadas pela sociedade, e o movimento jean serve como ponte onde as vítimas sobreviventes podem se comunicar e sentirem a essência de serem amadas.

O fenômeno jeans não serviu apenas como um movimento social mas também como um símbolo fashion. O jeans recentemente tem sido usado como a linguagem da moda onde várias tendencias se estabeleceram.

O jeans era visto como uma forma fashion de se proteger do frio, mas vários designers revolucionários tem sido aceitos no mundo da moda como tem sido visto nos dias de hoje onde também podem ser usados no verão e primavera. A manifestação do jeans na moda educa as pessoas não apenas sobre os benefícios de arrasar no jeans mas também seu contexto histórico e mitológico.
Esse artigo foca não apenas em abordar o jeans como uma manifestação da moda, mas como um vício social de acordo com seus antecedentes históricos.

 

 

Comments

Advertisements

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *